Skip to content
Hemp Vegan Brasil

Benefícios dos cosméticos naturais para quem sofre de alergias e irritações

Embora a medicina esteja avançando, o número de pessoas que manifestam algum tipo de alergia não para de crescer. As causas podem ser as mais variadas, mas a rinite alérgica e a asma alérgica despontam como as principais manifestações de alergia no Brasil.

“Estimamos que no Brasil cerca de 30% da população tenha rinite. A maior parte, em torno de 85% dos casos, é de origem alérgica”, explica a pesquisadora Luisa Karla de Paula Arruda, da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia.

Embora as alergias respiratórias estejam no topo da lista, há muitas outras maneiras de se desenvolver uma reação negativa do organismo. Os tipos mais comuns de reações alérgicas são: alimentares, a insetos, a vacinas, a medicamentos e as alergias na pele.

Neste sentido, os cosméticos naturais podem ajudar bastante quem sofre de diversos tipos de alergias, especialmente as respiratórias e as que se manifestam na pele. A seguir, você vai entender melhor os benefícios de se optar por esses tipos de cosméticos.

O que são cosméticos naturais?

Como o nome já sugere, os cosméticos naturais são produtos desenvolvidos com ingredientes naturais, ou seja, não utilizam aditivos químicos ou substâncias tóxicas em sua composição.

Para serem considerados cosméticos naturais, esses produtos precisam ter pelo menos 95% dos ingredientes de origem natural. Justamente por esse cuidado com a formulação, esses produtos estão menos sujeitos a causar alergias de pele nas pessoas.

💡 Você sabe quais as diferenças entre cosméticos naturais e cosméticos veganos? 

Ambos prezam pela seleção criteriosa de ingredientes da fórmula e pela extração em harmonia com a natureza. A diferença é que os cosméticos veganos não usam nenhuma matéria-prima de origem animal – o que inclui leite, mel e cera de abelha, por exemplo. Já os cosméticos naturais podem vir a fazer uso desses ingredientes.

Ainda não existe uma regulamentação no Brasil para atestar se os produtos são realmente naturais e veganos. Por isso, é muito importante que o consumidor pesquise bastante a empresa antes de adquirir um produto do tipo.

Há diversos certificados particulares. Muitas empresas que produzem cosméticos naturais recorrem a esses selos para mostrar ao público que seu trabalho realmente condiz com o que está sendo anunciado.

Cosméticos naturais ajudam a evitar reações alérgicas

As reações alérgicas manifestadas na pele podem ter origem em outros tipos de alergia ou podem estar diretamente ligadas à pele. Por exemplo, a dermatite atópica é uma alergia de pele que provoca coceira intensa, irritação e chega a provocar lesões. Pode ser causada por ácaros, reação a alimentos ou por infecções bacterianas locais.

Alergias de pele trazem um impacto significativo à vida de quem sofre desse problema. Além do desconforto, a aparência também preocupa os pacientes, que não se sentem confortáveis de sair em público, por exemplo.

Para piorar, a pele de muitas pessoas que sofrem de alergias cutâneas é extremamente sensível. Uma série de cuidados e privações se fazem necessários. 

Pessoas que sofrem de alergia de pele precisam tomar cuidado redobrado em relação aos produtos que usam, pois nunca se sabe o que poderá despertar o processo de alergia. 

Sendo assim, a primeira providência a ser tomada é consultar um médico dermatologista. O profissional irá avaliar o caso e solicitar exames para tentar entender o que está causando o processo de reação alérgica, o que precisa ser evitado para que esse processo cesse e como o tratamento pode ser realizado. 

É por isso que os cosméticos naturais vem sendo cada vez mais usados por quem sofre de alergias. Com suas composições à base de ingredientes naturais e livres de processos químicos complexos, esses produtos têm menos chances de despertar reações alérgicas. Mais importante ainda: a pessoa sabe exatamente o que está passando em sua pele, o que torna seu uso mais seguro.

A probabilidade de um cosmético natural causar reação alérgica é muito menor do que a chance de um cosmético tradicional causar. A quantidade de químicos, inclusive conservantes e derivados de petróleo, que estão na formulação de diversos produtos não-naturais ajudam a explicar as chances maiores de reações negativas do organismo.

Como a pele absorve o que passamos nela?

A pele é o maior órgão do corpo humano. Ela reveste todo o nosso corpo e tem duas funções vitais: nos proteger e regular a temperatura corporal.

Por estar em contato direto com o ambiente, a pele é um órgão exposto a diversos fatores como clima, ar poluído, microorganismos e por aí vai. Se não cuidada, ela pode ficar desidratada e acabar sendo palco para reações alérgicas.

Quando falamos de produtos de uso tópico para pele, existem níveis de absorção. São eles:

Penetração: os produtos usados atingem apenas a camada córnea/Epiderme, que é a camada exposta da dele. É grossa e mais difícil de ser ultrapassada. A maioria dos cosméticos são desenvolvidos para atuar na epiderme;

Permeação: nesse processo as substâncias atingem a derme, camada seguinte à córnea, mas não atingem vasos sanguíneos. Alguns cosméticos mais complexos chegam à derme;

Absorção: nesta fase mais profunda de permeação cutânea, as substâncias atingem a corrente sanguínea e são transportadas para outras áreas do corpo. Muitos medicamentos de uso tópico são desenvolvidos para atingir esse nível e tratar doenças de dentro para fora;

Graças a barreiras naturais do órgão – como o estrato córneo (camada mais superficial da pele, composta por queratina), a absorção tópica de cosméticos nem sempre é possível. 

É por isso que a maioria dos cosméticos tem como objetivo promover hidratação, limpeza e proteção da camada superficial da pele. Já os produtos com caráter medicamentoso são mais complexos e tem como objetivo tratar doenças.

As reações alérgicas que se manifestam na pele podem ter origem nas camadas mais superficiais do órgão ou podem ter origem interna. Apenas a consulta com um médico e a realização de exames podem apontar com maior precisão os motivos.

Conforme explicamos acima, quanto mais “estranha” é a composição de um cosmético, mais chances de uma reação alérgica na pele. Quanto mais natural é a formulação do produto, menos chances de o organismo estranhar o cosmético.

Conheça a linha de cosméticos naturais Hemp Vegan

A Hemp Vegan é uma linha de cosméticos naturais, veganos e certificados pela Anvisa. Usando o poder dos terpenos de cannabis, essa linha 100% brasileira toma todos os cuidados para extrair produtos em total harmonia com a natureza, além de usar ingredientes de fontes renováveis.

Composta por shampoo, condicionador e sabonete em barra, que duram mais, promovem limpeza profunda e hidratação, a linha Hemp Vegan está em crescimento e preparando muito mais novidades por aí!

Se você ficou curioso, acesse o site da Hemp Vegan e conheça melhor a iniciativa. Não se esqueça também de seguir a marca no Instagram!