Foi-se o tempo em que o mercado de cosméticos era voltado a mulheres. Os homens das novas gerações estão cada vez mais preocupados com sua aparência e investindo em cuidados pessoais.
As marcas de beleza perceberam esse potencial. Hoje em dia os cosméticos sem gênero são pensados e divulgados para pessoas de qualquer sexo, inclusive aquelas não-bnária,s ou seja, que não se identificam com masculino ou feminino.
Dar atenção a essa questão significa muito mais do que apenas tentar conversar com o público mais jovem. A tendência do mercado de cosméticos é focar nas qualidades dos produtos e deixar que o consumidor decida se quer ou não usá-lo, sem impor que tal produto é para o homem ou para a mulher.
Essa tendência pode ser fortemente observada nas marcas de cosméticos voltados aos cuidados com o rosto, a popular skincare. Parte considerável das empresas que estão se destacando nesse segmento se comunicam com o público de um modo o mais abrangente possível.
A seguir, entenda um pouco mais sobre essa revolução na indústria cosmética e sua importância.
Cosméticos sem gênero: tendência que veio para ficar!
A revolução dos cosméticos sem gênero não é uma exclusividade do Brasil. No exterior, ela recebe o nome de genderless. Como o próprio nome sugere, trata-se de produtos voltados a todos os públicos, sem distinção por sexo.
A era dos cosméticos genderless é muito mais do que uma invenção mercadológica. As novas gerações estão trazendo pautas importantes para a discussão da sociedade, inclusive a quebra de binaridade dos gêneros. Nem todo mundo se identifica como masculino ou feminino.
Centrar a comunicação de um produto cosmético em um dos dois gêneros significa dar as costas para todo o espectro de possibilidades. Empresas antenadas não querem isso. A palavra da vez é inclusão, não exclusão.
Vale ressaltar que a tendência genderless não é exclusividade da indústria cosmética. A moda vem investindo pesado nesse tema e vemos cada vez mais marcas famosas criando desfiles totalmente agênero. Até mesmo redes de lojas populares estão adotando coleções e seções em suas lojas dedicadas a roupas sem gênero. É uma revolução que chegou para ficar!
A geração Z quer mais!
A geração Z é aquela cujas pessoas nasceram desde meados dos anos 90 até 2010. parte considerável desses jovens está entrando no mercado de trabalho e adquirindo independência financeira.
Antenados, eles levantam discussões importantes – e agora tem o capital em mãos para apoiar empresas que defendem aquilo que eles acreditam.
Além da questão das roupas ou cosméticos sem gênero, os jovens da geração Z se preocupam cada vez mais com temas como sustentabilidade e veganismo.
Aliás, a busca por cosméticos veganos disparou nos últimos anos, e a tendência é de crescimento exponencial. Empresas que criam produtos baseados em crueldade animal ou exploração desenfreada dos recursos naturais tendem a ser veementemente recusadas pelos mais jovens.
Só para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela Nielsen mostrou que 32% dos brasileiros estão preocupados com o consumo sustentável e dão preferência a produtos naturais, veganos e livres de crueldade animal.
Em outra pesquisa, desta vez feita pelo IBOPE e divulgada em 2018, cerca de 14% da população brasileira se declara vegetariana, o que corresponde a cerca de 30 milhões de pessoas. Com base nessa estimativa, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) calcula que o Brasil tenha cerca de 7 milhões de veganos – parte considerável formada por jovens adultos.
Na mesma pesquisa, o IBOPE apurou que 55% dos vegetarianos entrevistados disseram que consumiriam mais produtos veganos se a comunicação fosse feita mais claramente e 61% deles dariam preferência aos alimentos veganos se esses produtos fossem mais baratos.
Esses dados mostram o tamanho do mercado brasileiro para produtos veganos.
Hemp Vegan: cosméticos sem gênero e veganos!
Fazer publicidade de cosméticos em gênero e veganos sem acreditar nessas causas não adianta nada! É por isso que a Hemp Vegan foi criada: muito mais do que vender produtos, a marca nasceu para conscientizar as pessoas.
Embora as gerações mais novas estejam trazendo pautas para discussão e sejam cada vez mais críticas quanto ao que consomem, ainda temos um mercado enorme de pessoas que precisam entender questões mais básicas como o que é veganismo, o que são cosméticos cruelty free e qual a importância de não fazer distinção de gênero nos cosméticos.
A Hemp Vegan é uma empresa brasileira de cosméticos sem gênero e veganos que vem fazendo um trabalho de tentar mostrar a cada vez mais pessoas que esses assuntos são importantes e devem ser discutidos.
Certificada pela Anvisa, a Hemp Vegan oferece produtos feitos com ingredientes naturais, em total harmonia com a natureza e com um segredinho poderoso: a adição de terpenos de cannabis nas fórmulas dos produtos!
Você sabe o que são terpenos? São as moléculas responsáveis pelo sabor e pelo aroma da planta. Essas substâncias estão presentes na cannabis e em todas as outras plantas, tendo funções que vão desde a proteção até a polinização.
A Hemp Vegan usa o poder dos terpenos, que não possuem efeito psicoativo (não deixam a pessoa “chapada”), para potencializar a sensação de relaxamento e bem-estar de quem estiver usando os produtos.
Quais são os produtos da Hemp Vegan?
A Hemp Vegan lançou seus três primeiros produtos veganos à base de terpenos: shampoo, condicionador e sabonete facial. São cosméticos sólidos – revolucionários, econômicos, potentes e muito mais alinhados à sustentabilidade.
Shampoo em barra Hemp Vegan: esse cosmético vegano e sem gênero é produzido com um mix especial de terpenos. Além das propriedades aromáticas, o produto tem ação antifúngica, anti-inflamatória, calmante e antibacteriana. Como resultado, a pessoa vai notar um couro cabeludo limpo, livre de caspa (que tem origem fúngica) e sem coceira.
Condicionador em barra Hemp Vegan: também feito com terpenos, esse cosmético foi criado para atuar em parceria com o Shampoo em barra Hemp Vegan. Após a limpeza profunda promovida pelo shampoo, o condicionador chega com a hidratação necessária para os fios, deixando os cabelos mais leves, sem pontas duplas, com brilho e maciez.
Sabonete em barra Hemp Vegan: ideal tanto para a limpeza do rosto quanto do corpo, o sabonete em barra vegano da Hemp Vegan também traz consigo o poder dos terpenos de cannabis em sua composição. O cosmético atua como antioxidante, anti-inflamatório, cicatrizante e regulador de sebo. Além disso, o sabonete melhora a aparência da pele e a microcirculação periférica.
Para obter muito mais informações tanto sobre os produtos quanto sobre os terpenos de cannabis, basta acessar o site da Hemp Vegan ou mandar uma mensagem no direct do Instagram!
Leia mais no blog:
- Conheça o CBA, um canabinóide presente nas fórmulas dos cosméticos Hemp Vegan para beleza
- Como funciona a absorção tópica de cosméticos?
- Benefícios dos cosméticos naturais para quem sofre de alergias e irritações
- O potencial dos cosméticos sem gênero e vegano no mercado brasileiro
- 5 incríveis utilidades do cânhamo que você (provavelmente) não conhecia